Postagens populares

domingo, 3 de julho de 2016

Lilico não é Lilica! Depois de sexado descobrimos um macho tímido e vejam suas adaptações

      Descobrimos depois de um tempo que a Lilica era um macho através de exame de Sexagem feita com algumas penas, exame que detecta o sexo da ave. Como se trata de uma ave especial e acanhada devido a sua limitação ele quase não cantava ou as vezes cantava quando não tinha ninguém por perto. Mas depois de um certo tempo com a chegada da fêmea Jade, apesar desta já ter marido ela balançou o coração do nosso menino e o fez ficar mais solto e cantor, então foi aí que surgiu a iniciativa para fazer o exame.
    Lilico aceitou bem esse nome contando que foi alterado apenas uma vogal no final quando tinha um pouco mais de 1 ano de idade. Hoje depois de todas as dificuldades, devido ao Desvio de Tendão ele tem uma vida saudável e interage bem com os outros dentro de suas limitações.
    Resumindo o problema de Lilico, ele sofreu de Raquitismo quando ainda era filhote devido a um problema genético e teve um Desvio de Tendão nos pés que foram ficando atrofiados e em pouco tempo de vida perdeu os movimentos dos dedos não conseguindo ficar empoleirado como uma ave normal e também por não ter o impulso nos pés ele não consegue voar mas dá alguns pulos. Não sabemos quem era o criador e a procedência porque como contei na matéria anterior ele foi comprado em um Pet Shop e dali também não sabíamos o que estava por vir e sem conhecimento nenhum de seu problema foi aí que lutamos para conseguir as respostas e até hoje ainda tentando levá-lo para mais especialistas fora os 3 veterinários que ele já passou.
Algumas adaptações nesse tempo foram feitas para que Lilico tenha uma vida normal e saudável. Mamãe e Papai dele sempre se preocuparam em deixá-lo bem acomodado tanto solto como em sua gaiola. Como é difícil achar coisas para aves especiais, resolvemos fazer nós mesmos as adaptações.
    As dicas que posso dar para aves que tem esses tipos de problemas nos pés é colocar plataformas e rampas que facilite a locomoção e tudo precisa ser forrado com tecido para não machucar ou criar calos debaixo dos pés. Os comedouros e bebedouros precisam ser na altura da ave para poder alcançar a comida. A higiene dos pés é fundamental para não virar uma crosta de sujeira já que ela não consegue se limpar sozinha, no inverno uso lenços umedecidos e para ter uma boa hidratação da pele o Creme Bepantol ou Hipoglós protege a pele do atrito com o solo. As unhas crescem devido a falta de desgaste natural, então mantenho sempre aparadas tomando o cuidado devido para não pegar os vasos, tenho em casa sempre para emergência em caso de sangramento Pedra Hume em pó ou líquida ou pó anti-hemorrágico usado em banho e tosa de cachorro e gato. Lilico tem unhas transparentes e dificilmente eu pego algum vaso, mas se não tem habilidade com isso sugiro que leve a um profissional.
    A seguir vão algumas imagens das adaptações do Lilico e link com vídeo de alguns dos melhores momentos de Lilico veja em:
https://youtu.be/bLXd0iM5nHs


Brinquedos sempre na altura adequada em que a ave consiga alcançar



Um segundo andar foi pensado para que ele tenha exercício constante, não se tornando uma ave sedentária



Visão geral de umas das gaiolas adaptadas.
Tudo sai para lavagem e madeiras forradas com tecido
sintético de sofá podendo ser feito também com o E.V.A.


Comedouros e bebedouros baixos para que a ave consiga alcançar.



Rampa Play adaptada para distração da ave.



É importante a socialização da ave especial com os outros companheiros.
Para isso faço uso do papel Kraft no chão e mantenho os comedouros
e bebedouros ao alcance de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário